quarta-feira, 22 de julho de 2009

LUCAS 24. 15 a 31 --- DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS.

LUCAS 24. 15 a 31 --- DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAUS.

A palavra retrata a caminhada de dois varões, que eram discípulos de JESUS, após a sua morte. Os dois varões conviveram com JESUS durante o seu ministério aqui na terra, e todos os dias ouviam a palavra de DEUS da boca do próprio SENHOR JESUS e viram JESUS CRISTO operar diversos milagres.
Os próprios discípulos operaram sinais e prodígios em nome de JESUS, pois JESUS deu autoridade a doze discípulos, que mais tarde seriam chamados de Apóstolos, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curar enfermidades e todo mal. E, depois disso, designou mais setenta discípulos e enviou-os de dois em dois, a todas cidades e lugares aonde ele havia de ir, e disse: Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhe s: É chegado a vós o reino de DEUS. Eles tiveram experiência profunda orando e clamando em nome de JESUS. A mensagem principal que os discípulos divulgaram é a mesma mensagem que os discípulos devem divulgar hoje, que não era de cura, não era de libertação ou de prosperidade, mas era o REINO DE DEUS, por isso o desejo da igreja fiel é salvação e vida eterna em CRISTO JESUS, e a igreja fiel clama: MARANATA, ORA VEM SENHOR JESUS.

E JESUS antes de ser crucificado reuniu os seus discípulos e disse: Que era necessário ele ir a Jerusalém, padecer muito nas mãos dos: Anciãos; sacerdotes; escribas, mas não era para eles ficarem preocupado, pois no terceiro dia ele iria ressuscitar. E quando JESUS morreu os discípulos não se afastaram de Jerusalém, porque era uma orientação de JESUS. O SENHOR JESUS deu uma orientação a todos aqueles que aceitaram o SENHOR JESUS como seu redentor, como seu salvador, que não se afastasse da igreja, porque ele vai voltar para buscar a sua igreja.
Os discípulos foram para Jerusalém para aguardar a volta de JESUS, mas dois de seus discípulos, levados pela tristeza, esqueceram das palavras de JESUS, que disse: Que ele morreria mas no terceiro dia ele iria ressuscitar. Quando esquecemos de ler a palavra de DEUS, de cumprir as orientações do SENHOR , começamos a agir como aqueles dois discípulos, e em vez de ir para a igreja, em vez de cumprir as orientações do SENHOR JESUS, começamos a nos afastar da igreja, começamos a arrumar desculpa para não ir a igreja, começamos perder a visão da obra de DEUS, começamos a nos afastar do caminho que leva a salvação e vida eterna com DEUS.
Os dois discípulos estavam saindo de Jerusalém em direção a Emaus, e JESUS foi ao encontro deles, muita gente até pergunta, porque JESUS foi ao encontro deles, já que eles estavam se afastando de Jerusalém? Quando nós erramos a sociedade dificilmente nos perdoa, e quando diz que perdoou, fica sempre nos lembrando da nossa falha, do nosso erro . Mas DEUS é amor e está sempre nos perdoando, está sempre nos dando outra chance, outra oportunidade. E esse também é o nosso trabalho como discípulo de JESUS, de tentar resgatar todos aqueles que se afastaram da casa de DEUS .
No trajeto eles conversavam entre si sobre o ministério do SENHOR JESUS. E JESUS se apresenta a eles, e disse: Que palavras é essas que, caminhando trocais entre vós e porque estais tristes? JESUS começa a conversar com eles, mas eles não reconheceram JESUS, porque seus olhos estavam como cerrados. Quantas vezes os parentes, vizinhos, colegas de escola ou trabalho falam: Ora por mim, eu estou passando por uma luta muito grande, e nós oramos e eles são curados, portas de emprego são abertas, lares restaurados. Oramos, mas quando eles recebem a benção, eles não se voltam para DEUS,não agradecem a DEUS pela bênção recebida, porque os seus olhos estão como cerrados ou fechados e não reconhecem que foi JESUS que deu a bênção.
Jesus está sempre preocupado com a sua igreja com os seus discípulos. Ele não nos quer ver triste ou amargurado e está sempre nos perguntando, porque estais triste, porque estais amargurado, ele não quer ver os seus discípulos triste ou amargurados? Mas JESUS espera que contemos para ele o motivo da nossa tristeza ou amargura, pois ele quer nos consolar, nos confortar e no tempo de DEUS nos dá a solução dos nossos problemas, mas temos que abrir os lábios e contar para JESUS, o que ele, pela sua pré- ciência já sabe.
Eles sem reconhecer que era JESUS responderam: Que falavam de JESUS, que foi um profeta , poderoso em obras e em palavras diante de DEUS e dos homens. E que eles esperavam ser ele o redentor de Israel, e já hoje é o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
Eles esqueceram da promessa de JESUS, que disse que ressuscitaria no terceiro dia. Eles viram JESUS operar sinais e maravilhas, mas não tiveram fé suficiente para acreditar que JESUS venceria a morte e por isso não conseguiam ver que JESUS estava diante deles, pronto para restituir a esperança a paz e alegria que eles haviam perdido. O CRISTÃO tem que ter uma certeza que DEUS é fiel, se ele prometeu, ele vai cumprir. JESUS está sempre diante de nós, mas ele não invade a nossa vida , o nosso coração. A palavra de DEUS diz: QUE JESUS está a porta ( do coração) e não invade, mas simplesmente bate, e fica esperando que alguém abra a porta e deixe ele entrar. E se abrirmos a porta ( do coração) e deixarmos ele entrar pela fé, ele restituirá tudo que perdemos ao longo de nossas vidas e nos garantirá salvação e vida eterna com DEUS. Ele está sempre diante de nós, mas se não tivermos fé, não sentiremos a presença de DEUS, por isso temos que dizer para JESUS todos os dias, eu creio JESUS, mas algumas vezes eu tenho duvida, por isso eu te peço, ajuda-me na minha incredulidade.
Os discípulos ainda disseram que algumas mulheres tiveram uma visão de anjos, que disseram que ele vive, e alguns discípulos também confirmaram, porém não o viram. E hoje não é diferente, quantas vezes dizemos que JESUS morreu e ressuscitou, que ele esta vivo e presente em nossa vida e ainda falamos do que ele fez, do que ele está fazendo em nossa vida e mesmo assim aquele que está próximo de nós , que viu a nossa mudança, a transformação que JESUS operou em nossas vidas, não crêem.
Então JESUS explicou a eles que convinha que JESUS padecesse essas coisas e entrasse na sua glória. E, começando por Moisés e todos os profetas, explicava aos dois discípulos o que estava escrito em todas as escrituras. Em nenhum momento JESUS criticou os dois discípulos, JESUS teve paciência com eles, explicou as Escrituras, mesmo sabendo que eles não confiaram na promessa de JESUS, que ele ressuscitaria, e JESUS espera que nós tenhamos a mesma paciência com os que não com os que não o conhecem, com os que não conhecem as escrituras e com os que saíram da presença do SENHOR.
Os dois discípulos chegaram à aldeia para onde iam, e JESUS fez como que ia para mais longe. E eles pediram para ficar, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. Eles não sabiam que era JESUS, mais fizeram o melhor de todos os convites: Fica conosco, quando eles fizeram este convite, eles receberam uma grande bênção, porque JESUS além de ficar com eles ainda entrou na sua casa. E não a benção maior do que JESUS presente no nosso lar, no nosso casamento, no nosso trabalho na nossa vida. Temos que falar todos os dias para JESUS, fica conosco SENHOR JESUS e faça morada no meu coração, porque eu quero sentir o gozo, a paz e a alegria que só o SENHOR pode nos dar.
E aconteceu que, estando JESUS com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu o pão e deu a eles. Abriram-se então os olhos dos dois discípulos, e eles reconheceram JESUS. Quando espiritualmente estamos a mesa com JESUS, em comunhão com os irmãos, com o PAI, com o FILHO e com o ESPIRÍTO SANTO DE DEUS, os nossos olhos são abertos, e constatamos que JESUS está presente e pronto para nos abençoar. Mas JESUS que é o pão vivo que desceu dos céus desapareceu. Quando os seus olhos estavam cerrados eles viram JESUS fisicamente, mas não o reconheceram, quando os seu olhos se abriram, eles não viram JESUS fisicamente, mas como nós, eles reconheceram, sentiram a presença e passaram a ver JESUS pela fé.
E , porventura, não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho nos falava e quando abria as Escrituras, disseram um para o outro. Quantas vezes nó estamos orando pelos nossos parentes e amigos, e eles ficam chateados, simplesmente porque convidamos para ir a igreja, e também ficam chateados quando falamos de JESUS para eles ou perto deles. Mas não devemos desistir até porque JESUS não desistiu de nós, e quando continuamos caminhando com eles em oração, percebemos que passado algum tempo eles já aceitam que falemos de JESUS e algumas vezes quando convidamos até vão conosco a igreja, porque as nossas orações e o pouco que conseguimos falar para elas, foi o suficiente para o ESPÍRITO SANTO começar a trabalhar na vida delas, e seus corações começarem a arder ou aquecer, e eles começam timidamente a ter desejos: De ouvir louvores que enaltecem a DEUS; de ouvir a palavra de DEUS. E se continuarmos orando com fé, no tempo certo elas estarão na casa de DEUS, louvando e glorificando ao SENHOR NOSSO DEUS em nome de JESUS.
Quando os dois discípulos reconheceram JESUS, na mesma hora, voltaram para Jerusalém e acharam congregados os onze discípulos ou apóstolos e os que estavam com ele. Aqueles discípulos que estavam em Jerusalém, aguardando e cumprindo as orientações de JESUS.
Atualmente, estamos na igreja como aqueles discípulos, em comunhão com os irmãos e com o ESPÍRITO SANTO DE DEUS, aguardando e cumprindo as orientações do SENHOR, até JESUS voltar para buscar a sua igreja.

Um comentário:

  1. muito instrutiva, gostei , falou comigo, continue sempre nesta unção transmitindo a palavra de Deus pois tenho fé q muitos seram aucansados

    ResponderExcluir